Gestão de Disrupções

FP1 MOTIONAL

A SISCOG está envolvida no FP1 MOTIONAL, o projeto 1 da Europe's Rail, como entidade afiliada por convite da NS-Caminhos de ferro dos Países Baixos, o beneficiário.

Este projeto MOTIONAL* visa melhorar o planeamento e a gestão dos serviços ferroviários para cumprir o objetivo da Europa de tornar a ferrovia no modo de transporte preferido. O foco está na criação de um futuro sistema ferroviário europeu que seja interoperável, resiliente, adaptável e bem integrado, aproveitando a digitalização para melhorar a eficiência.

 

A iniciativa envolve duas vertentes de trabalho principais:

  • Fluxo de trabalho 1: Foca-se no planeamento e gestão operacional, incluindo o planeamento interativo de horários e sistemas operacionais, bem como na integração de serviços para uma mobilidade porta-a-porta contínua.
  • Fluxo de trabalho 2: Desenvolve ferramentas e soluções digitais para apoiar os destinos ferroviários em toda a Europa, facilitando uma transformação digital mais ampla no sistema ferroviário.

A disruption to be handled by CREWS Virtual Assistant

Uma disrupção a ser tratada pelo CREWS Virtual Assistant (Assistente Virtual)

Assistente Virtual para Gestão de Disrupções

Entre os pacotes de trabalho que envolvem a SISCOG está a ferramenta “Virtual Assistant for Disruption Management” (assistente virtual para gestão de disrupções), que é baseada no CREWS e terá a sua versão preliminar lançada na InnoTrans 2024.

Como parte do CREWS Real-time Dispatcher – um sistema multiutilizador de apoio à decisão na gestão de disrupções para despacho de pessoal – esta ferramenta deteta uma disrupção, encontra um plano de recuperação adequado e ajusta as tarefas de trabalho em conformidade, sem qualquer intervenção humana. Fá-lo de acordo com uma política definida que estipula as condições em que as decisões de planeamento podem ser tomadas de forma totalmente autónoma.

* MOTIONAL: MObility managemenT multImodal envirOnment aNd digitAl enabLers